Powered By Blogger

Pesquisar este blog

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Superação e Aceitação das Pessoas com Deficiências


O fato de uma pessoa superar suas limitações, sejam elas simples ou complexas, as pessoas têm que "tirar o chapéu", e aplaudir.

Durante muito tempo e para muitas pessoas, pensar na pessoa com deficiência era fazer com que ela tivesse condições de chegar aos lugares e neles ficar em uma posição confortável. Talvez por isso, o primeiro passo para que a inclusão começasse a ser feita, tenha sido a mobilização da sociedade em prol da acessibilidade. Agora, porém, segundo especialistas, outros passos começam a ser dados para suprir problemas que ainda são motivos da exclusão, especialmente no mercado de trabalho.


Enfrentar a sociedade é mais difícil, porque você não está enfrentando uma pessoa só, que é você mesma. Na sociedade, para todo canto que você vá, existe uma barreira; quando não é a barreira física, é a barreira do preconceito, da atitude. E quando você acabou de conscientizar o pessoal da escola, por exemplo, chega gente nova e você tem que começar tudo de novo. Acho que a luta com a sociedade é muito mais constante, acho mais complicado.

Acredito que só o fato do assunto ser tratado em uma novela já é um avanço. Quanto mais informação dissiminada, mais serão quebradas estas barreiras do preconceito e da ignorância que separam as pessoas com deficiência. De alguma forma, pessoas que não tem acesso à informação por outros veículos internet, jornais, estão tendo a oportunidade de pensar nesta questão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário